quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que é android?


Android é um sistema operacional que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance. Permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.

História

Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA. No tempo da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseada no Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Mais especulações que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis surgiram em Dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal O Google está disposto a entrar no mercado de buscas e aplicações para telefones móveis e trabalha duro para isso. A imprensa reporta rumores de um telefone desenvolvido pelo Google. Actualmente é desenvolvido em parceria com a empresa de Software, Sun corp.

Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas
Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores e os layouts mais tradicionais de smartphones.
Conectividade
O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade incluindo Bluetooth, EDGE, 3G, e Wi-Fi.
Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.
Máquina virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.
Multimédia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.
Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

 fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

Nenhum comentário:

Postar um comentário